25/05/2013

VIRTUDES PROFISSIONAIS




    Não obstante os deveres de um profissional, os quais são obrigatórios, devem ser levadas em conta as qualidades pessoais que também concorrem para o enriquecimento de sua atuação profissional, algumas delas facilitando o exercício da profissão.
    Muitas destas qualidades poderão ser adquiridas com esforço e boa vontade, aumentando neste caso o mérito do profissional que, no decorrer de sua atividade profissional, consegue incorporá-las à sua personalidade, procurando vivenciá-las ao lado dos deveres profissionais.
Em recente artigo publicado na revista EXAME o consultor dinamarquês Clauss MOLLER (1996, p.103-104) faz uma associação entre as virtudes lealdade, responsabilidade e iniciativa como fundamentais para a formação de recursos humanos. Segundo Clauss Moller o futuro de uma carreira depende dessas virtudes. Vejamos:
O senso de responsabilidade é o elemento fundamental da empregabilidade. Sem responsabilidade a pessoa não pode demonstrar lealdade, nem espírito de iniciativa [...]. Uma pessoa que se sinta responsável pelos resultados da equipe terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, dentro e fora da organização [...]. A consciência de que se possui uma influência real constitui uma experiência pessoal muito importante.
É algo que fortalece a auto-estima de cada pessoa. Só pessoas que tenham auto-estima e um sentimento de poder próprio são capazes de assumir responsabilidade. Elas sentem um sentido na vida, alcançando metas sobre as quais concordam previamente e pelas quais assumiram responsabilidade real, de maneira consciente.
As pessoas que optam por não assumir responsabilidades podem ter dificuldades em encontrar significado em suas vidas. Seu comportamento é regido pelas recompensas e sanções de outras pessoas - chefes e pares [...]. Pessoas desse tipo jamais serão boas integrantes de equipes.
Prossegue citando a virtude da lealdade:
A lealdade é o segundo dos três principais elementos que compõe a empregabilidade. Um funcionário leal se alegra quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte da organização, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.
Lealdade não quer dizer necessáriamente fazer o que a pessoa ou organização à qual você quer ser fiel quer que você faça. Lealdade não é sinônimo de obediência cega. Lealdade significa fazer críticas construtivas, mas as manter dentro do âmbito da organização. Significa agir com a convicção de que seu comportamento vai promover os legítimos interesses da organização. Assim, ser leal às vezes pode significar a recusa em fazer algo que você acha que poderá prejudicar a organização, a equipe de funcionários.
No Reino Unido, por exemplo, essa idéia é expressa pelo termo "Oposição Leal a Sua Majestade". Em outras palavras, é perfeitamente possível ser leal a Sua Majestade - e, mesmo assim, fazer parte da oposição. Do mesmo modo, é possível ser leal a uma organização ou a uma equipe mesmo que você discorde dos métodos usados para se alcançar determinados objetivos. Na verdade, seria desleal deixar de expressar o sentimento de que algo está errado, se é isso que você sente.
 As virtudes da responsabilidade e da lealdade são completadas por uma terceira, a iniciativa, capaz de colocá-las em movimento.
Tomar a iniciativa de fazer algo no interesse da organização significa ao mesmo tempo, demonstrar lealdade pela organização. Em um contexto de empregabilidade, tomar iniciativas não quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organização ou da equipe, mas também assumir responsabilidade por sua complementação e implementação.
 Gostaríamos ainda, de acrescentar outras qualidades que consideramos importantes no exercício de uma profissão. São elas:
Honestidade:
A honestidade está relacionada com a confiança que nos é depositada, com a responsabilidade perante o bem de terceiros e a manutenção de seus direitos.
É muito fácil encontrar a falta de honestidade quanto existe a fascinação pelos lucros, privilégios e benefícios fáceis, pelo enriquecimento ilícito em cargos que outorgam autoridade e que têm a confiança coletiva de uma coletividade. Já ARISTÓTELES (1992, p.75) em sua "Ética a Nicômanos" analisava a questão da honestidade.
Outras pessoas se excedem no sentido de obter qualquer coisa e de qualquer fonte - por exemplo os que fazem negócios sórdidos, os proxenetas e demais pessoas desse tipo, bem como os usurários, que emprestam pequenas importâncias a juros altos. Todas as pessoas deste tipo obtêm mais do que merecem e de fontes erradas. O que há de comum entre elas é obviamente uma ganância sórdida, e todas carregam um aviltante por causa do ganho - de um pequeno ganho, aliás. Com efeito, aquelas pessoas que ganham muito em fontes erradas, e cujos ganhos não são justos - por exemplo, os tiranos quando saqueiam cidades e roubam templos, não são chamados de avarentos, mas de maus, ímpios e injustos.
São inúmeros os exemplos de falta de honestidade no exercício de uma profissão. Um psicanalista, abusando de sua profissão ao induzir um paciente a cometer adultério, está sendo desonesto. Um contabilista que, para conseguir aumentos de honorários, retém os livros de um comerciante, está sendo desonesto.
A honestidade é a primeira virtude no campo profissional. É um princípio que não admite relatividade, tolerância ou interpretações circunstanciais.
Sigilo:
O respeito aos segredos das pessoas, dos negócios, das empresas, deve ser desenvolvido na formação de futuros profissionais, pois trata-se de algo muito importante. Uma informação sigilosa é algo que nos é confiado e cuja preservação de silêncio é obrigatória.
Revelar detalhes ou mesmo frívolas ocorrências dos locais de trabalho, em geral, nada interessa a terceiros e ainda existe o agravante de que planos e projetos de uma empresa ainda não colocados em prática possam ser copiados e colocados no mercado pela concorrência antes que a empresa que os concebeu tenha tido oportunidade de lançá-los.
Documentos, registros contábeis, planos de marketing, pesquisas científicas, hábitos pessoais, dentre outros, devem ser mantidos em sigilo e sua revelação pode representar sérios problemas para a empresa ou para os clientes do profissional.
Competência:
Competência, sob o ponto de vista funcional, é o exercício do conhecimento de forma adequada e persistente a um trabalho ou profissão. Devemos buscá-la sempre. "A função de um citarista é tocar cítara, e a de um bom citarista é tocá-la bem." (ARISTÓTELES, p.24).
É de extrema importância a busca da competência profissional em qualquer área de atuação. Recursos humanos devem ser incentivados a buscar sua competência e maestria através do aprimoramento contínuo de suas habilidades e conhecimentos.
O conhecimento da ciência, da tecnologia, das técnicas e práticas porfissionais é pré-requisito para a prestação de serviços de boa qualidade.
Nem sempre é possível acumular todo conhecimento exigido por determinada tarefa, mas é necessário que se tenha a postura ética de recusar serviços quando não se tem a devida capacitação para executá-lo.
Pacientes que morrem ou ficam aleijados por incompetência médica, causas que são perdidas pela incompetência de advogados, prédios que desabam por erros de cálculo em engenharia, são apenas alguns exemplos de quanto se deve investir na busca da competência.
Prudência:
Todo trabalho, para ser executado, exige muita segurança.
A prudência, fazendo com que o profissional analise situações complexas e difíceis com mais facilidade e de forma mais profunda e minuciosa, contribui para a maior segurança, principalmente das decisões a serem tomadas. a prudência é indispensável nos casos de decisões sérias e graves, pois evita os julgamentos apressados e as lutas ou discussões inúteis.
Coragem:
Todo profissional precisa ter coragem, pois "o homem que evita e teme a tudo, não enfrenta coisa alguma, torna-se um covarde" (ARISTÓTELES, p.37). A coragem nos ajuda a reagir às críticas, quando injustas, e a nos defender dignamente quando estamos cônscios de nosso dever. Nos ajuda a não ter medo de defender a verdade e a justiça, principalmente quando estas forem de real interesse para outrem ou para o bem comum. Temos que ter coragem para tomar decisões, indispensáveis e importantes, para a eficiência do trabalho, sem levar em conta possíveis atitudes ou atos de desagrado dos chefes ou colegas.
Perseverança:
Qualidade difícil de ser encontrada, mas necessária, pois todo trabalho está sujeito a incompreensões, insucessos e fracassos que precisam ser superados, prosseguindo o profissional em seu trabalho, sem entregar-se a decepções ou mágoas. É louvável a perseverança dos profissionais que precisam enfrentar os problemas do subdesenvolvimento.
Compreensão:
Qualidade que ajuda muito um profissional, porque é bem aceito pelos que dele dependem, em termos de trabalho, facilitando a aproximação e o diálogo, tão importante no relacionamento profissional.
É bom, porém, não confundir compreensão com fraqueza, para que o profissional não se deixe levar por opiniões ou atitudes, nem sempre, válidas para eficiência do seu trabalho, para que não se percam os verdadeiros objetivos a serem alcançados pela profissão.
Vê-se que a compreensão precisa ser condicionada, muitas vezes, pela prudência. A compreensão que se traduz, principalmente em calor humano pode realizar muito em benefício de uma atividade profissional, dependendo de ser convenientemente dosada.
Humildade:
O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que não é o dono da verdade e que o bom senso e a inteligência são propriedade de um grande número de pessoas.
Representa a auto-análise que todo profissional deve praticar em função de sua atividade profissional, a fim de reconhecer melhor suas limitações, buscando a colaboração de outros profissionais mais capazes, se tiver esta necessidade, dispor-se a aprender coisas novas, numa busca constante de aperfeiçoamento. Humildade é qualidade que carece de melhor interpretação, dada a sua importância, pois muitos a confundem com subserviência, dependência - quase sempre lhe é atribuído um sentido depreciativo. Como exemplo, ouve-se freqüentemente, a respeito determinadas pessoas, frases com estas: Fulano é muito humilde, coitado!
Muito simples! Humildade está significando nestas frases pessoa carente que aceita qualquer coisa, dependente e até infeliz.
Conceito errôneo que precisa ser superado, para que a Humildade adquira definitivamente a sua autenticidade.
Imparcialidade:
É uma qualidade tão importante que assume as características do dever, pois se destina a se contrapor aos preconceitos, a reagir contra os mitos (em nossa época dinheiro, técnica, sexo...), a defender os verdadeiros valores sociais e éticos, assumindo principalmente uma posição justa nas situações que terá que enfrentar. Para ser justo é preciso ser imparcial, logo a justiça depende muito da imparcialidade.
Otimismo:
Em face das perspectivas das sociedades modernas, o profissional precisa e deve ser otimista, para acreditar na capacidade de realização da pessoa humana, no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com energia e bom-humor.

18/05/2013

A entrevista




Sugestões para ambos os sexos

Não fume pelo menos 2 horas antes da entrevista, durante e nem quando estiver saindo da mesma. Caso o entrevistador fume ou ofereça a você, não aceite, pois isso pode ser mais um teste.
No dia anterior à entrevista, procure dormir cedo para não chegar com ar de cansado. Dormir tarde, pode atrapalhar o seu raciocínio prejudicando a entrevista.

Reduza a ansiedade com exercícios de respiração, paciência, calma, respeito ao localk onde você está, mas nunca fique com medo ou pense que precisa sentir medo.
Não minta, pois no decorrer da entrevista você poderá entrar em contradição. Se o entrevistador descobrir que você cometeu uma 'pequena mentira', sua credibilidade poder ser destruída. Ele não acreditará em suas respostas. Evite fornecer informações negativas. Não tente falar mais do que você sabe sobre o tema.

Seja pontual. Procure chegar 10 a 20 minutos antes da hora marcada.

Não deixe piercing e tatuagens à mostra.

Não coloque os cotovelos ou as mãos sobre a mesa do entrevistador.


Continue respirando normalmente, se concentre na entrevista e preste muita atenção nas perguntas que lhe são feitas para responde-las corretamente.
Procure não desviar o olhar quando questionado pelo entrevistador, pois isso pode demonstrar falta de atenção ou insegurança.

Não mastigue chicletes nem chupe balas no momento da entrevista.

Fale em tom de moderado para baixo e pausadamente (com tranqüilidade). Uma boa maneira de quebrar o gelo inicial é falar brevemente sobre a economia, o trânsito ou o clima. Nunca faça comentários sobre assuntos controvertidos, como política ou religião.

Cuidado com a linguagem corporal. Entre na sala com ar confiante e dê um firme aperto de mão, com um sorriso discreto. Sente-se e encare o entrevistador. Mantenha os pés firmes no chão, o tronco ligeiramente para frente, a cabeça para o alto e as mãos dadas sobre seu colo. Não é recomendável se recostar ou sentar com as costas (você não está em casa), mesmo que o sofá seja muito mole e baixo. Tanto fora quanto dentro da sala do entrevistador, mantenha postura.

Nunca falar gírias ou palavrões.

Mantenha as unhas bem tratadas.

Nunca fale mal da(s) empresa(s) ou do(s) chefe(s) anterior(es).

Procure obter informações antecipadamente sobre a empresa na qual você está sendo encaminhado. Consulte bibliotecas, arquivos, cadastros, etc.

Escute o entrevistador até o final. Não interrompa.

Seja objetivo, responda só o que lhe é perguntado.

Evite dar ênfase a um único assunto, salvo se solicitado. A melhor maneira de vender as suas qualificações é mostrar que a sua experiência, habilidades e realizações são vantagens reais para o seu empregador potencial.

Faça perguntas específicas sobre responsabilidades e potencial de encarreiramento, demonstrando real interesse.

Seja objetivo. Falar em excesso pode ser um problema. Dirija suas respostas especificamente para as perguntas feitas. Se não entender a pergunta, peça para que seja repetida ou explicada melhor.

Nunca fale de forma reticente sobre a família. Criticar a esposa, o marido ou os filhos demonstra que você tem dificuldades em um dos aspectos básicos de sua vida (ou então, de que você não lida bem com jovens, o que também não é bom).

Salário é negociável. Quando perguntarem quanto você quer ganhar, responda dizendo quanto você ganha atualmente (ou o seu último salário). Mostre flexibilidade.

Conheça seus pontos fracos. Antes da entrevista, revise todos os pontos fracos do seu currículo. Esteja preparado para explicá-los convincentemente.
Sugestões para os Homens

Usar ternos escuros, de preferência preto ou azul marinho, ou calça escura e camisa social clara, bem passadas.
Usar sapatos engraxados. Não usar tênis, sandália ou chinelo.
Fazer a barba ou apará-la.
Não usar brincos.
Usar cabelos curtos, limpos e penteados. Caso você tenha cabelos longos, mantenha-os penteados e presos.
Usar gravatas sóbrias sem desenhos infantis.
Usar meias escuras, preferencialmente pretas ou da cor da calça.
Não usar boné ou chapéu.

Sugestões para as Mulheres

Usar maquiagem leve.
Nunca usar mini saias.
Não pintar as unhas com esmaltes de cor muito chamativa. O ideal é uma cor clara.
Usar colônia com odor leve, quase imperceptível.
Usar roupas discretas, tipo tailleur (traje composto de blazer e saia do mesmo tecido e cor).
Usar acessórios discretos (brincos, pulseiras, anéis...)
Nunca usar roupas transparentes, muito justas ou muito decotadas.

Após a Entrevista é recomendável:

Após cada entrevista realizada, faça uma análise da sua atuação, reflita e questione sobre perguntas feitas a você, suas argumentações e sua relação com o entrevistador. Anote o que achar relevante e lembre-se de recapitular tudo no caso de uma nova entrevista.
A técnica auxilia você apenas como uma direção a seguir, mas é seu desejo e sua confiança que dará o ritmo para a conquista da oportunidade.
Enviar uma breve carta de "agradecimento" para o entrevistador, solicitando a próxima entrevista.



Atitudes Suicidas que podem minar um bom emprego

Muitas pessoas, enfiadas em rotinas superatribuladas, agem sem se dar conta de atitudes que podem afundar as carreiras mais promissoras. Eis os biotipos que arrepiam as empresas modernas, na opinião dos headhunters(caçadores de cabeça). Se você se enquadra em algum deles, mude de atitude ou estará correndo o risco de cair fora do mercado - ou pelo menos da melhor parte dele.

O Imprevisível
É o sujeito que não cumpre promessas e prazos. Deixa as pessoas na mão, diz uma coisa e faz outra. Torna-se logo um problema para a companhia.

O Difícil
Aquele que não consegue trabalhar com diferentes estratégias, programas e culturas. Discorda exageradamente dos chefes e questiona o tempo todo de suas atribuições.

O Arrogante
Acha-se o dono da resposta certa, zomba de opiniões e sugestões alheias. Faz com que os outros se sintam menos inteligentes.

O Defensivo
Não assume erros e tem sempre na ponta da língua uma explicação mirabolante para seus fracassos.

O Negativista
Uma nuvenzinha negra o acompanha o tempo todo. Para ele, nada vai dar certo. Desanima e desmotiva os colegas.

O Insensível
Seu estilo é provocador, não dá a mínima para as regras básicas de relacionamento e segue atropelando e intimidando subordinados.

O Centralizador
Controla tudo, não delega. Não estimula os subordinados.

Revista INFO Exame, 
N.º 155, Fevereiro/1999

O currículo



O objetivo principal é gerar entrevistas pois, de nada adianta um Currículo perfeito do ponto de vista da elaboração, se ele não desperta a atenção do entrevistador. Partindo deste princípio temos que dar ao seu Currículo, uma boa dose de Marketing.
                 
Faça um Currículo simples e objetivo, direcionando-o para a área de interesse. Evite currículos com mais de duas páginas. Evite utilizar os currículos disponíveis no mercado, pois trata-se de algo muito pessoal, ele é o seu espelho, seu cartão de visita nas empresas, e ninguém melhor do que você para se apresentar.

Informações que devem constar em um Currículo:

Dados Pessoais: Nome, data de nascimento, endereço completo, telefone, e-mail;
Área de interesse;
Escolaridade;
Cursos extracurriculares (preferencialmente que tenham afinidade com a área de interesse);
Idiomas, informando o nível de conhecimento;
Empresas em que trabalha ou trabalhou, sempre iniciando pela mais recente;
Resumo das atividades desenvolvidas em cada empresa;
No caso de pretensão salarial, envie apenas se for solicitado.

Atenção

1. Não coloque o número dos documentos, deixe esta informação para ser passada na hora que lhe for solicitada na empresa;

2. Não coloque filiação, início dos estudos (1º e 2º Graus, se você já tem o 3º Grau) e foto;

3. Não mencione referências pessoais, profissionais ou comerciais, estes dados também podem ficar para depois;

4. Se você não tem experiência profissional, destaque aos cursos e entidades;

5. Caso você tenha muitos anos de mercado e trabalhou em muitas empresas, mencione as atividades desenvolvidas somente das 3 ou 4 últimas empresas;

6. Se você atuou em cargos executivos, no início do currículo faça um resumo do seu perfil, mencione os resultados obtidos durante sua carreira;

7. Utilize sempre a primeira pessoa do singular;

8. Analise a disposição e apresentação do seu currículo, ele tem que lhe parecer agradável, claro e de fácil leitura;

9. É importante revisar o currículo para que não haja erros de português (gramática, concordância...), peça para alguém fazê-lo ou faça você mesmo. Cuide para que não haja dados incorretos, mentiras ou omissões.