18/05/2013

A entrevista




Sugestões para ambos os sexos

Não fume pelo menos 2 horas antes da entrevista, durante e nem quando estiver saindo da mesma. Caso o entrevistador fume ou ofereça a você, não aceite, pois isso pode ser mais um teste.
No dia anterior à entrevista, procure dormir cedo para não chegar com ar de cansado. Dormir tarde, pode atrapalhar o seu raciocínio prejudicando a entrevista.

Reduza a ansiedade com exercícios de respiração, paciência, calma, respeito ao localk onde você está, mas nunca fique com medo ou pense que precisa sentir medo.
Não minta, pois no decorrer da entrevista você poderá entrar em contradição. Se o entrevistador descobrir que você cometeu uma 'pequena mentira', sua credibilidade poder ser destruída. Ele não acreditará em suas respostas. Evite fornecer informações negativas. Não tente falar mais do que você sabe sobre o tema.

Seja pontual. Procure chegar 10 a 20 minutos antes da hora marcada.

Não deixe piercing e tatuagens à mostra.

Não coloque os cotovelos ou as mãos sobre a mesa do entrevistador.


Continue respirando normalmente, se concentre na entrevista e preste muita atenção nas perguntas que lhe são feitas para responde-las corretamente.
Procure não desviar o olhar quando questionado pelo entrevistador, pois isso pode demonstrar falta de atenção ou insegurança.

Não mastigue chicletes nem chupe balas no momento da entrevista.

Fale em tom de moderado para baixo e pausadamente (com tranqüilidade). Uma boa maneira de quebrar o gelo inicial é falar brevemente sobre a economia, o trânsito ou o clima. Nunca faça comentários sobre assuntos controvertidos, como política ou religião.

Cuidado com a linguagem corporal. Entre na sala com ar confiante e dê um firme aperto de mão, com um sorriso discreto. Sente-se e encare o entrevistador. Mantenha os pés firmes no chão, o tronco ligeiramente para frente, a cabeça para o alto e as mãos dadas sobre seu colo. Não é recomendável se recostar ou sentar com as costas (você não está em casa), mesmo que o sofá seja muito mole e baixo. Tanto fora quanto dentro da sala do entrevistador, mantenha postura.

Nunca falar gírias ou palavrões.

Mantenha as unhas bem tratadas.

Nunca fale mal da(s) empresa(s) ou do(s) chefe(s) anterior(es).

Procure obter informações antecipadamente sobre a empresa na qual você está sendo encaminhado. Consulte bibliotecas, arquivos, cadastros, etc.

Escute o entrevistador até o final. Não interrompa.

Seja objetivo, responda só o que lhe é perguntado.

Evite dar ênfase a um único assunto, salvo se solicitado. A melhor maneira de vender as suas qualificações é mostrar que a sua experiência, habilidades e realizações são vantagens reais para o seu empregador potencial.

Faça perguntas específicas sobre responsabilidades e potencial de encarreiramento, demonstrando real interesse.

Seja objetivo. Falar em excesso pode ser um problema. Dirija suas respostas especificamente para as perguntas feitas. Se não entender a pergunta, peça para que seja repetida ou explicada melhor.

Nunca fale de forma reticente sobre a família. Criticar a esposa, o marido ou os filhos demonstra que você tem dificuldades em um dos aspectos básicos de sua vida (ou então, de que você não lida bem com jovens, o que também não é bom).

Salário é negociável. Quando perguntarem quanto você quer ganhar, responda dizendo quanto você ganha atualmente (ou o seu último salário). Mostre flexibilidade.

Conheça seus pontos fracos. Antes da entrevista, revise todos os pontos fracos do seu currículo. Esteja preparado para explicá-los convincentemente.
Sugestões para os Homens

Usar ternos escuros, de preferência preto ou azul marinho, ou calça escura e camisa social clara, bem passadas.
Usar sapatos engraxados. Não usar tênis, sandália ou chinelo.
Fazer a barba ou apará-la.
Não usar brincos.
Usar cabelos curtos, limpos e penteados. Caso você tenha cabelos longos, mantenha-os penteados e presos.
Usar gravatas sóbrias sem desenhos infantis.
Usar meias escuras, preferencialmente pretas ou da cor da calça.
Não usar boné ou chapéu.

Sugestões para as Mulheres

Usar maquiagem leve.
Nunca usar mini saias.
Não pintar as unhas com esmaltes de cor muito chamativa. O ideal é uma cor clara.
Usar colônia com odor leve, quase imperceptível.
Usar roupas discretas, tipo tailleur (traje composto de blazer e saia do mesmo tecido e cor).
Usar acessórios discretos (brincos, pulseiras, anéis...)
Nunca usar roupas transparentes, muito justas ou muito decotadas.

Após a Entrevista é recomendável:

Após cada entrevista realizada, faça uma análise da sua atuação, reflita e questione sobre perguntas feitas a você, suas argumentações e sua relação com o entrevistador. Anote o que achar relevante e lembre-se de recapitular tudo no caso de uma nova entrevista.
A técnica auxilia você apenas como uma direção a seguir, mas é seu desejo e sua confiança que dará o ritmo para a conquista da oportunidade.
Enviar uma breve carta de "agradecimento" para o entrevistador, solicitando a próxima entrevista.



Atitudes Suicidas que podem minar um bom emprego

Muitas pessoas, enfiadas em rotinas superatribuladas, agem sem se dar conta de atitudes que podem afundar as carreiras mais promissoras. Eis os biotipos que arrepiam as empresas modernas, na opinião dos headhunters(caçadores de cabeça). Se você se enquadra em algum deles, mude de atitude ou estará correndo o risco de cair fora do mercado - ou pelo menos da melhor parte dele.

O Imprevisível
É o sujeito que não cumpre promessas e prazos. Deixa as pessoas na mão, diz uma coisa e faz outra. Torna-se logo um problema para a companhia.

O Difícil
Aquele que não consegue trabalhar com diferentes estratégias, programas e culturas. Discorda exageradamente dos chefes e questiona o tempo todo de suas atribuições.

O Arrogante
Acha-se o dono da resposta certa, zomba de opiniões e sugestões alheias. Faz com que os outros se sintam menos inteligentes.

O Defensivo
Não assume erros e tem sempre na ponta da língua uma explicação mirabolante para seus fracassos.

O Negativista
Uma nuvenzinha negra o acompanha o tempo todo. Para ele, nada vai dar certo. Desanima e desmotiva os colegas.

O Insensível
Seu estilo é provocador, não dá a mínima para as regras básicas de relacionamento e segue atropelando e intimidando subordinados.

O Centralizador
Controla tudo, não delega. Não estimula os subordinados.

Revista INFO Exame, 
N.º 155, Fevereiro/1999

Nenhum comentário: