05/10/2013

As reais intenções por trás de 12 perguntas em uma entrevista de emprego


SÃO PAULO - Você já se perguntou sobre as reais intenções das questões feitas por recrutadores em uma entrevista de emprego? É por meio delas que eles podem compreender melhor o perfil do candidato - e analisar se ele é ideal para a vaga.

Algumas perguntas simples, e muito usadas, como “onde você se vê daqui a cinco anos?” ou “conte-me mais sobre você”, podem parecer banais, mas acabam mostrando ao entrevistador muito mais que o candidato gostaria, como habilidades interpessoais, de relacionamento, planejamento, ambição, entre outras.


Pensando nisso, o site Life Hacker elaborou uma lista com as intenções escondidas nas perguntas feitas em uma entrevista de emprego. Confira 12 delas:


1. “Como sua família se sente sobre você trabalhar por muitas horas seguidas?” Real intenção: saber se sua família apoiará - ou não - os longos turnos de trabalho que você poderá enfrentar no futuro emprego.


2. “Onde você se vê daqui a cinco anos?” Real intenção: analisar sua ambição.


3. “Por que eu deveria lhe contratar?” Real intenção: checar seu nível de autoconfiança.


4. “Conte-me mais sobre você.” Real intenção: analisar sua desenvoltura de comunicação e como você se apresenta.


5. “Se perguntasse para seus amigos para descrevê-lo, o que eles diriam?” Real intenção: entender se você é uma pessoa orientada pelo o que os outros acham ou se você aceita opiniões de outros.


6. “Diga-me sobre o pior chefe que você já teve.” Real intenção: entender como você lida com antigas experiências com seus gestores.


7. “Por que você quer trabalhar em nossa empresa?” Real intenção: saber seu grau de conhecimento sobre a organização.


8. “Qual foi o último livro que você leu?” Real intenção: explorar seu nível intelectual, assim como seus interesses ou o quanto você lê sobre o mercado em que atua.


9. “Diga-me uma vez em que você se deparou com um problema ético.” Real intenção: o recrutador busca evidências sobre sua ética profissional e honestidade.


10. “Por que você deixou seu último emprego?” Real intenção: saber sobre seu comprometimento com o emprego e se você ficará satisfeito com sua nova vaga.


11. “Se você escrevesse uma autobiografia, qual seria seu título?” Real intenção: analisar como você pensa.


12. “O que faria se você tivesse um milhão de dólares para lançar sua melhor ideia de um negócio?” Real intenção: checar sua habilidade de planejamento.



fonte: http://br.noticias.yahoo.com/reais-intenções-trás-12-perguntas-entrevista-emprego-123900817--finance.html

Nenhum comentário: