15/04/2009

Determinação e força de vontade:

Garantia de satisfação pessoal e profissional.

Primeiro: objetivo. Quantas pessoas sofrem de algum distúrbio emocional, como depressão, por apenas não conseguir traçar um objetivo claro na vida? Muitos esquecem que para todo fim há uma motivação.
O ser humano é estimulado a todo instante, ainda mais nos dias de hoje. A mídia e os meios de comunicação geraram uma rapidez gigantesca em nossos desejos e anseios. Tudo hoje é feito para ontem.
Quando nos vemos perdidos no meio de nosso caminho pessoal ou profissional, achamos que pegamos alguma trilha errada ou não demos sorte na vida. O que, muitas vezes, pode até ser verdade.
Mas de que adianta surgirem oportunidades, novos caminhos se não traçamos metas e objetivos para nossa vida?
É preciso fazer um balanço geral e rever nossos conceitos interpessoais e esquecer um pouco as cobranças do mundo que nos gira e move.
A sociedade cobra valores e conceitos que nem sempre, com uma análise minuciosa, faz parte realmente de nosso desejo íntimo e com certeza, sentiremos mais leves a partir do momento em que nos livrarmos de certos paradigmas e "pré-conceitos".
Ser determinado não é apenas fruto de ganância ou, em outro extremo, sonho ou utopia. É buscar para si uma melhor qualidade de vida, maior sentido para as coisas que criamos, produzimos e realizamos.
Isto é possível a partir do momento em que damos uma chance ao autoconhecimento e a oportunidade de sermos felizes.
Felicidade não é apenas um estado de espírito e sim uma busca cotidiana de prazer pessoal que só depende de nós mesmos.

Delineando um projeto de vida satisfatória pessoal e profissional, acrescentamos em nossa bagagem um conhecimento de causa e efeito.
O estímulo pode ser externo, como a necessidade de sustentar um filho ou uma mãe doente, mas a motivação é pessoal e instranferível. E para isso, devemos acreditar em nosso potencial e fazer por onde as qualificações pessoais sejam mais evidentes e os pontos fracos sejam mais trabalhados.
Acreditar em nós mesmos faz parte de um início promissor, porém requer alguns cuidados especiais, como por exemplo, avaliar criticamente sobre nosso conhecimento técnico e de relacionamento nos diversos ambientes que seremos avaliados, tanto no trabalho ou na família.
Torna-se uma tarefa menos farda quando possuímos um contexto de formação, qualificação e busca pelo conhecimento.
De nada adianta, apenas o entusiasmo inicial se não procuramos meios de como chegar ao meu fim. É preciso acreditar e valorizar nosso potencial, mas é fundamental procurarmos meios para crescermos como pessoa ou profissional.
Dentro deste balancete pessoal, as qualidades e pontos positivos devem nortear nossos objetivos de vida profisisonal.
Com determinação poderemos gerenciar, inicialmente, um empreendimento. Mas é necessário ter conhecimento na área em que iremos investir tempo, dinheiro e energia.
Inclusive no âmbito pessoal, é fundamental o autoconhecimento corporal, mental e espiritual. É necessário aprendermos sobre o marketing pessoal, a venda de nós mesmos quanto produto no mercado de trabalho.
Fazer o nosso melhor nem sempre é o suficiente. Devemos superar sempre nossos embates e limites.
Conhecendo o nosso corpo, nossas limitações, nossos desejos sem ferir nossos conceitos e ideais, é possível garantir uma grande satisfação pessoal e profissional. Quando o ser humano busca o autoconhecimento e faz a partir dele uma busca pelos seus objetivos maiores traz, por fim, a paz e o
prazer que tanto almejamos para nós a vida inteira.
Está mais do que na hora de traçarmos nossos objetivos e, com determinação e força de vontade, criar meios para conseguir atingir o fim: o sucesso!

Por Perciliana Castro
Diretora Executiva + Q Esporte
__________________________________________

Essas e outras dicas você pode encontrar no nosso site da
+Q esporte - www.maisqesporte.com.br - ou
enviando dúvidas para contato@maisqesporte.com.br!

Nenhum comentário: