27/05/2009

Como se portar na entrevista

A empresa para a qual você se candidata não deve ser uma estranha. Procure obter informações sobre ela antes da entrevista. Qual a sua origem? Quais as suas atividades principais? Quais os seus concorrentes? Qual a sua posição no mercado?

Não se atrase. Chegue dez minutos antes da hora marcada. Não chegue esbaforido, dê um tempo para relaxar. O entrevistador, este sim, pode se atrasar. Caso ele se atrase mais de uma hora, pergunte polidamente se houve algum problema. Como você pode estar sendo observado, procure não demonstrar impaciência e nervosimo durante a espera.

Quando for apresentado a alguém, aperte com firmeza a mão, mas sem exagerar. Seja objetivo em suas respostas e olhe sempre nos olhos do entrevistador. Fale apenas, sem arrogância ou modéstia demasiada, de suas qualidades e de como poderá ser útil à empresa. Responda às perguntas com segurança, encarando o entrevistador. Ele sabe que você está ansioso e sob tensão. Procure, então, relaxar.

Aceitar um cigarro oferecido pelo entrevistador não é uma boa idéia. A maioria das empresas hoje não permite que se fume nas salas, nem cinzeiros existem. Você pode estar sendo testado.

Seja sempre sincero. Até na hora que lhe oferecerem café ou água. Se quiser, aceite.

Não minta no currículo ou em qualquer tipo de cadastramento. Na entrevista isso vai ficar claro. É o caso de perguntas em outras línguas. Se você afirmou no seu currículo falar fluentemente um certo idioma, será por certo questionado.

Não critique colegas ou chefes de um trabalho anterior. Não passe a idéia de ser rancoroso. Se for necessário, diga objetivamente por que saiu do seu último estágio ou emprego. Não minta, pois tudo pode ser checado posteriormente.

Além de um bom currículo, vestuário, comportamento e postura estarão sendo avaliados. As roupas devem ter cores neutras, em tons clássicos, pastéis. Procure combinar as peças do vestuário e acessórios. Nada por demais espalhafatoso. Para as moças, nada de decotes ousados ou saias curtas demais. Maquiagem apenas discreta. Modismos não são bem vistos, muito menos a tentativa de ser atraente ou sexy. Evite o jeans e o tênis. Camisa por dentro da calça. No entanto, para vaga de emprego de nível mais elevado, um terno cai bem. Não exagere nas gravatas.
Perfumes podem ser armadilhas. Opte por fragrâncias suaves ou colônias. Cuidado com o excesso.

Dicas para enfrentar as dinâmicas de grupo

A dinâmica de grupo serve para observar o comportamento do indivíduo em grupo e fazer uma análise de seu perfil psicológico. Alguns aspectos importantes são observados, tais como organização, dinamismo, interesse, determinação, motivação, criatividade, raciocínio lógico, comunicação, ética, reação em situações de conflito e frustração, relacionamento interpessoal e etc.

Portanto, se você for participar de uma seleção em que será utilizada a dinâmica, lembre-se:

1) Sinta-se à vontade.
2) Seja natural e espontâneo.
3) Seja um participante comedido o tempo todo. Porém, não fale por falar.
4) Não seja afoito; não saia atropelando a tudo e a todos.
5) Preste muita atenção aos demais. É com eles que você fará as simulações, podendo se destacar.
6) Preste atenção aos demais. É com eles que você fará as simulações, podendo se destacar.
7) Libere toda sua criatividade.
8) Não sofra antecipadamente.
9) Solte-se e entre no jogo.
10) Deixe as avaliações para depois. Não adianta nada demonstrar que está insatisfeito, isso poderá contar pontos negativos para você.

Perguntas possíveis. Pare e pense.

Por que você está procurando este emprego?
Quanto você quer ganhar?
Quais são seus objetivos a longo prazo?
O que você procura em determinado emprego?
Por que acha que devemos contratá-lo?
Qual é o seu ponto forte?
Qual é os eu ponto fraco?
Como você avalia a firma em que trabalha atualmente ou seu último trabalho?
Fale sobre si mesmo.

Nenhum comentário: