Como manter a motivação da equipe
Segundo Chiavenato, o pagamento e o salário, mesmo quando generoso, não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho.
Motivação é um sentimento de comprometimento e de vontade freqüente de desempenhar as tarefas e de se doar para um bem comum. A motivação é contagiante. Basta motivar alguns da equipe para que ele contagie os outros. Do mesmo modo, membros desmotivados também contaminam a equipe. É preciso que o líder tenha cuidado e atenção. Ele deve estar atento às insatisfações, dúvidas e pontos de desacordo.
Elogiar é importantíssimo. O líder deve elogiar em público e chamar a atenção em particular. Certifique-se de elogiar todo o pessoal, para que não haja ciúmes na equipe.
Como influenciar uma equipe
Influência é uma característica que deve ser desenvolvida pelo líder e que ajuda com que consigamos que a equipe faça o que deve ser feito.
Há três fatores que podem influenciar:
• O indivíduo – com seus interesses e valores, o indivíduo, interagindo com os demais, influencia na equipe.
• O ambiente – toda a organização, com sua forma de administração, estrutura física e etc. afetam o desenvolvimento do grupo.
• A equipe – com peculiaridades próprias, a equipe interfere nos resultados.
“Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum.” James Hunter, O monge e o executivo.
Devemos, no entanto, diferenciar influência de manipulação. Uma vez que o líder conquista os membros da equipe para satisfazerem seus objetivos pessoais, ele passa a usar de manipulação, visto que influência está ligada a objetivos comuns.
A conquista da autoridade (diferente de autoritarismo...) do líder se deve a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro) que ele tem pelo grupo, demonstrada através da disponibilidade de tempo para conversar, negociar, ouvir e aceitar sugestões.
A descentralização, o aperfeiçoamento contínuo, envolvimento do pessoal nas decisões são fatores que estimulam e influenciam a equipe a produzir com qualidade e alegria.
Um cuidado que se deve ter é a forma como se chama a atenção do funcionário quando este comete uma falha involuntária. O ideal é uma avaliação das causas para correção do problema, sem necessidade de taxar conseqüências. Essa atitude de correção amena faz com que o funcionário sinta-se mais à vontade para aceitar as criticas e corrigir as falhas.
E não se esqueça, ser um líder significa ser capaz de transformar um grupo de pessoas em uma equipe de sucesso.
Bom trabalho com sua equipe!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário