20/11/2011

Tire suas dúvidas sobre carta de apresentação

Alguma vez você já ficou na dúvida ao se deparar com um anúncio de emprego pedindo que, além de currículo, os interessados na vaga mandem também uma carta de apresentação? Muitas pessoas não sabem, mas a carta de apresentação é um resumo do currículo, feito de tal forma que o destinatário se interesse em conhecer melhor o candidato.

Para ser eficiente, a carta deve informar, claramente, quem é o candidato, o que ele deseja e o que realizou em sua carreira. Segundo profissionais de Recursos Humanos, ela deve ter entre 10 e 15 linhas, divididas em três parágrafos. No primeiro deles, o interessado na vaga deve se apresentar, dizendo a área em que trabalha e como ficou sabendo da oportunidade que está sendo oferecida. No segundo parágrafo, a pessoa deve informar as suas qualificações profissionais e realizações na companhia em que trabalhou. “Incluir características pessoais, como dinamismo, capacidade de trabalhar em equipe e liderança, também é uma boa idéia”, afirma a psicóloga da empresa de RH Parceria Consultoria Empresarial, Ana Lúcia Gaio Seixas. Por fim, termine solicitando uma entrevista com o responsável pelo recrutamento e assinando a carta.

Alguns anúncios pedem ainda que o candidato escreva a carta a mão. Ana Lúcia Seixas explica: “Essa é uma maneira de analisarmos a personalidade do profissional através da maneira como ele escreve, usando a grafologia”. Mas só se deve escrever a carta a mão, bem como anexar foto, se solicitado. Outras dicas:

Escreva da maneira mais clara possível: se o destinatário ficar confuso ao ler a carta é por que ela não atingiu o seu objetivo.

Nunca use gírias.

Não é necessário escrever “carta de apresentação” na carta.

Certifique-se de que não há nenhum erro de ortografia, tanto no texto da carta quanto no nome e endereço do destinatário. Se preferir, peça a alguém para revisar a carta antes de enviá-la.

Não envie uma cópia, pode ser mal visto.

Se tiver um contato dentro da empresa, peça autorização para utilizar o nome desta pessoa na carta.

Dê ênfase a sua experiência e diga quais são suas vantagens competitivas para ser escolhido para o trabalho.

Não escreva uma carta genérica para mandá-la para várias companhias. Demonstre interesse em trabalhar nessa empresa de maneira particular.

Utilize o mesmo tipo de papel do currículo para escrever a sua carta.

Você pode estimular o leitor a ler o seu currículo através da carta, utilizando verbos que dão a idéia de uma pessoa capaz de superar obstáculos: realizar (um projeto), organizar (uma equipe), atingir (metas), motivar (pessoas), executar (soluções) e criar.

Evite o uso contínuo do “eu”. Ao falar de si mesmo, use o verbo na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito (“Realizei um projeto inovador...”). Só utilize a terceira pessoa do singular, “nós”, se a conquista realmente foi de um grupo, e não só sua.

Enderece a carta ao possível empregador. Quando não souber o nome, escreva “Prezado (a) Senhor (a)”.

Ainda está na dúvida? Então cheque um modelo de carta de apresentação que selecionamos:

Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2001

Sr. Carlos Vasconcelos

Diretor Geral

Editora Boa Leitura

Prezado Senhor Carlos Vasconcelos,

Estou encaminhando, em anexo, para a sua apreciação, uma cópia do meu curriculum vitae, para a vaga de assistente de editor, conforme sugeriu-me Paulo Graça de Souza (ou respondendo anúncio publicado no Jornal Folha Dirigida, em 15/10/01).

Tenho amplos conhecimentos das rotinas e atividades do setor, uma vez que trabalhei por cinco anos em uma das maiores empresas do ramo, a editora Companhia dos Livros. Desejo fazer parte de sua companhia e de crescer profissionalmente dentro dela, já que a Editora Boa Leitura goza de uma excelente reputação no mercado editorial.

Gostaria de ter a oportunidade de conversar pessoalmente sobre a minha carreira e minhas qualificações profissionais. Tenho certeza de que sou a pessoa ideal para a vaga.

Aguardo resposta em breve.

Atenciosamente,

(assine)

Nenhum comentário: