20/11/2011

QUALIDADES DO EMPRESÁRIO DE SUCESSO



1 - Capacidade de assumir riscos


É a disposição de enfrentar desafios, de abandonar a vida relativamente segura, de assalariado, para experimentar os limites de sua capacidade, em um negócio próprio.
Saber enfrentar riscos é a característica numero um do empresário. Depois de instalada a empresa, é necessário renovar os produtos e serviços. O avanço tecnológico, modismos, costumes e comportamentos mudam, tudo isso afeta seu negócio. É preciso arriscar no futuro, para não ficar defasado. As recompensas estão associadas aos maiores riscos, que bem dosados, garantem sucesso ao empreendimento.

2 - Senso de oportunidade

Enxergar oportunidades onde muitos só vêem ameaças, eis a chave do sucesso. Identificar tendências, necessidades atuais e futuras dos clientes. Chegar na frente com produtos e serviços novos ou diferenciados. Para isso, é necessário estar permanentemente ligado ao que acontece em sua volta na sociedade, nos meios de comunicação, no setor onde a empresa opera. Hà duas décadas, os ecologistas eram vistos como seres lunáticos. Hoje, a ecologia é marketing para qualquer negócio.

3 - Liderança

Capacidade de induzir pessoas, de usar o poder de influência para solucionar problemas. Delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa para alcançar o objetivo principal - a satisfação dos clientes. Flexibilidade, velocidade e competência. Outros valores devem ser cultivados e introduzidos na organização. As armas de sua administração são: a liderança e a participação. O dirigente deve ser um líder, alguém em que todos confiam.

4 - Jogo de cintura

Ser flexível. Ter capacidade de reconhecer o que é melhor e se for preciso, mudar tudo em busca da excelência: produtos e serviços, processos, métodos de trabalho e políticas empresariais. O necessário para ajustar a organização ás expectativas dos clientes. O empreendedor deve entender o conceito de parceria dos negócios. Ganhar a custa de alguns é uma postura predatória. Reduz a possibilidade de que vários bons negócios aconteçam e traz o isolamento. O mesmo pode suceder em negociações desastradas com empregados. Conceder aqui, para conquistar ali, é Ter jogo de cintura. No processo de negociação todos devem ganhar.

5 - Persistência

Definir e manter o direcionamento de suas energias rumo a uma visão de sucesso. O caminho de um empreendedor até a estabilidade pode ser longo e difícil. Muitas vezes, pode ocorrer a vontade de desistir. Para que isso não aconteça, sua visão de futuro deve ser ambiciosa. Não se contente com o possível, mas o desejável. Entretanto, é necessário estabelecer caminhos seguros, que o levem a tornar os sonhos realidade. Manter o rumo é saber para onde se vai e como se chega lá.

6 - Visão global da organização

Ver a organização como processo de satisfação das necessidades do cliente, em permanente interação com o meio onde atua para atender bem os clientes externos, é necessário que os clientes internos, empregados e colaboradores, estejam satisfeitos. Visão global requer perfeito entrosamento com fornecedores e uma " política de boa vizinhança " com a comunidade.

7 - Atualização

Aprender tudo que for relacionado com negócio: clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colaboradores, etc. Uma descoberta abre caminho para tantas outras e a consequência é o aperfeiçoamento> A observação do comportamento das pessoas, do que as preocupa, nos ensina muito. A convivência com outros empresários, o relato de suas experiências e opiniões, tudo isso importa.

8 - Organização

Ter senso de organização é compreender que só se obtem resultados positivos com a aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e organizada. Definir as metas, garantir a execução conforme o planejamento e corrigir os erros de forma rápida é essencial para obter o sucesso desejado. O princípio da qualidade total, sistemas organizacionais modernos, reengenharia, são assuntos que devem ser conhecidos e, principalmente, praticados.

9 - Inovação

Cultivar idéias novas, algumas fases de estudos, outras em vias de execução, é fundamental para o empreendedor de sucesso. O mais importante é transformar idéias consideradas viáveis em fatos concretos e dinâmicos, que possam garantir a permanente evolução da organização. O espírito do empreendedor surge como necessidade imperativa, para que a organização sobreviva aos novos tempos.

10 - Disposição de trabalho

Ter sucesso na atividade empresarial significa se envolver com a organização em todos os sentidos da forma mais completa possível, desde a fase da sua criação. Não basta simplesmente ser o dono. É preciso dedicação total. Brincar de ser empresário, pode custar muito caro. Ser empreendedor é aceitar que o negócio faz parte de sua vida, é um jogo a realizar-se.

Fonte: SEBRAE-SC

Nenhum comentário: