23/04/2014

Assédio Moral

Assédio moral é a exposição dos trabalhadores(as) a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.



O Assédio Moral é uma experiência subjetiva que acarreta danos à saúde do trabalhador, principalmente à sua saúde mental, onde predominarão depressões, angústias outros danos psíquicos, como também: irritação constante, falta de confiança em si, diminuição da capacidade de fazer novas amizades, de demonstrar afeto no ambiente de trabalho, isolamento, tristeza profunda, sentimento de culpa, pensamentos suicidas, entre outros.

Como sintomas fisiológicos podemos citar 
cansaço exagerado, dificuldade para dormir, pesadelos, dificuldade para memorizar e se concentrar, aumento ou diminuição de peso, doenças digestivas (úlceras), hipertensão arterial, tremores, palpitações, entre outros.

fonte: http://www.istoe.com.br/reportagens

Em meio ao terreno pantanoso no qual o assédio moral se desenrola, fica a dica às vítimas: procure ajuda psicológica em primeiro lugar. Se a pessoa consegue voltar a enxergar a própria competência, ela perde o medo, recupera a autoestima e consegue se impor. Se ainda assim as humilhações persistirem, anote todos os detalhes sobre as agressões –, datas, dias, horários, setores e até possíveis testemunhas – caso a história mereça ser levada aos tribunais.

fontes:
Assédio moral e assédio sexual: faces do poder perverso nas organizações ©2001, RAE - Revista de Administração de Empresas/FGV/EAESP, São Paulo, Brasil.

http://www.istoe.com.br/reportagens/100338_ACUADOS+NO+TRABALHO (em 23/04/2014)


Nenhum comentário: