22/08/2009

QUATRO dicas para não adiar mais as tarefas



Do Emprego Certo - 30.01.2009
www.empregocerto.uol.com.br/


Em São Paulo - A dieta? Começa na segunda. A compra do presente de aniversário? No dia. O relatório? Quando o chefe cobrar mais uma vez. Resoluções para os problemas? No ano novo! Essa é a conhecida e famosa mania do brasileiro: procrastinar. No dicionário, a definição é clara - deixar para outro dia, ou para um tempo futuro, por motivos repreensíveis. Sim, as razões do procrastinador são sempre questionáveis, mas não para ele.

O especialista em gestão do tempo e produtividade, Christian Barbosa, populariza o termo e afirma que "esse é o nome bonito para o famoso empurrar com a barriga". Segundo ele, essa é uma característica não só do brasileiro, mas do povo latino de uma maneira geral, apesar de os portugueses também terem séria tendência a procrastinar tarefas e compromissos importantes. "Muita gente reclama da falta de tempo, e o grande problema não está no tempo, mas sim, no que é feito com ele", explica Barbosa. "O tempo tem de ser usado estrategicamente. Fazer atividades aleatoriamente, sem um planejamento, sem saber a ordem de cada coisa faz com que ele seja desperdiçado em atividades paralelas e sem importância", alerta.

Com certeza, a tarefa de ser mais regrado com assuntos relacionados ao tempo não é uma das mais fáceis, mas também não é impossível aprender a gerir melhor o momento de cada coisa. Para ajudar nessa missão, Barbosa deixou quatro dicas que ele considera indispensáveis para quem tem a mania do 'amanhã eu faço'. Acompanhe e aprenda a lidar melhor com suas atividades e o seu tempo.


1) Foque em tarefas: O que você está fazendo no momento é uma tarefa? Se não for, é provável que esteja perdendo tempo a toa! Geralmente, quando ficamos procrastinando, pulamos de uma coisa para outra - é aquele site que você acessa, aí lembra de outra coisa e vai ver, depois vai ver o videozinho que recebeu, depois manda um "oi" no MSN. Enfim, fazemos um monte de coisas, mas nada de prioridades identificadas! Então, a dica é: se você não está fazendo uma tarefa importante, pare e faça, com certeza você tem alguma!


2) Comece algo pequeno: Às vezes dá preguiça mesmo, fica aquela ausência de disposição para começar a próxima tarefa. A dica, nesse caso, é fazer uma série de coisas simples, fáceis e pequenas - isso te ajuda a pegar o ritmo. Comece, por exemplo, respondendo e-mails - responda um a um; depois faça as ligações que precisa, cheque seu saldo na banco etc. Realize atividades importantes, mas que não exijam tanto de você.


3) Divida em partes: Temos uma enorme tendência a procrastinar coisas grandes, chatas e complexas. Nesse caso, a saída é planejar a atividade em pequenos pedaços, mas distribuindo em vários dias. Eu, por exemplo, odeio fazer o planejamento de forecast do ano, mas como preciso fazer, quebro numa atividade com dez tarefas, que é concluída ao longo de 5 dias. Isso evita focar 1 dia só nisso, fica menos chato fazer partes menores e minimiza os possíveis atrasos de última hora.


4) Crie recompensas: Se nada adiantar, você vai ter de usar a velha tática que sua mãe usava: "Se fizer a lição, ganha sorvete!". Pense em algo que você queira muito (pode ser de comer), compre ou peça para alguém trazer e, ao terminar a tarefa, dê o presente para você.

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