02/10/2009

Grupo x Equipe

Estou fazendo um curso no Portal Educação de Gestão de Equipe e, como sempre, quero compartilhar com vocês o que estou aprendendo. No texto abaixo verão as anotações que estou fazendo.
Aproveitem!!!
Bom estudo!!

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Para uma boa Gestão de Equipe, temos que identificar a diferença entre grupo e equipe.

Grupo é a união de pessoas sem um objetivo final comum.
O Grupo Organizacional pode ser de dois tipos: formal e informal.
Grupo formal é composto por individuas que trabalham juntos em uma base regular. É criado pela própria organização. Depois de atingida a meta, o grupo é desfeito. Ex: grupos funcionais, de projeto e comitês.
Grupo informal é criado pelos próprios participantes.

Equipe caracteriza-se basicamente pelo alto grau de participação e envolvimentos dos componentes do grupo em torno de objetivos comuns. O objetivo é a próprio essência do grupo.
As pessoas vivem sobre inúmeras influências de sentimentos e desejos; e não se conscientizam do quanto estes fatores interferem em sua maneira de agir e se relacionar.

Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar a atenção a sua práopria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento.” (Fela Moscovici)

No trabalho em equipe, todos sabem a importância e responsabilidade de suas funções, bem como, as atividades desempenhadas por outros, podendo substituí-los em caso de necessidade; para tanto se faz necessário uma grande interação entre os componentes.

Um dos pilares para a obtenção de resultados relevantes e concretos é a definição de pessoas que possam liderar a equipe, atentando para aspectos que formam o tripé: produtividade, qualidade e satisfação pessoal. Para a escolha deste líder devemos observar aspectos como: tempo de casa, experiência e/ou amizade com os colegas.
Características fundamentais de um líder: aguçada capacidade de relacionamento, equilíbrio sob pressão, bom senso na tomada de decisões, poder de influência, capacidade de ouvir, flexibilidade entre outros. O líder deve encarar o conflito como gerador de crescimento, devendo o líder estar atento ás situações que venham a extrapolar o nível de tensão normal aceitável.

Para que uma equipe de trabalho funcione é preciso que disputas, rixas e intolerâncias sejam suplantados em favor do foco principal: resultados.

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Aguardem novas anotações.
Até breve!

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