13/10/2009

Gestão de conflitos na equipe

O conflito pode desestruturar a equipe através dos seus efeitos sobre a moral do grupo, o processo decisório, o exercício da autoridade, a motivação, a qualidade e produtividade de serviços.
O conteúdo dos conflitos pode ser: informações, ideais, valores, objetivo, métodos e crenças.
O conflito é um fenômeno natural e inerente às relações interpessoais ou interfuncionais e intergrupais, com reflexos diretos sobre as atividades desenvolvidas dentro das organizações. Surge da dissonância ou divergência entre dois ou mais elementos, seja de natureza subjetiva, seja de natureza objetiva. Poucas pessoas se dão conta que o conflito pode ser utilizado como força propulsora na solução de problemas. Por exemplo: dois funcionários percebem divergências de opinião sobre determinada matéria e em vez de minimizarem ou ocultarem suas diferenças, discutem de forma aberta, franca, adulta e assertiva. Indivíduos e organização saem beneficiados, uma vez que do conflito surgem novas energias para o trabalho e para o desenvolvimento profissional e pessoal de seus funcionários.
A principal característica positiva do conflito consiste em sua capacidade de romper a inércia em que tendem a permanecer pessoas e organizações. Rompendo o equilíbrio, o conflito obriga a readaptação de “forças”, de modo a estabelecer novo patamar de estabilidade, conduzindo mudanças, crescimento e progresso.

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