19/10/2009

Os membros da equipe

Uma das principais característica do líder é identificar os mais diferentes perfis e saber tratar cada membro da equipe explorando o que ele tem de melhor.
Cada membro da equipe tem características, ideologias, pensamentos e objetivos diferentes e, por isso, precisam ser tratados de forma diferente. Algumas vezes, o que poderia ser uma falta de entendimento para a execução de uma tarefa pode significar, na verdade, uma grande carência de motivação ou mesmo de interesse.

Características comuns aos membros:
• Pessoas querem ser ouvidas;
• Pessoas têm opinião própria;
• Pessoas querem sugerir mudanças;
• Pessoas gostam de recomendar o que gostam, o que lhes cai bem;
• Pessoas rejeitam o que não gostam;
• Pessoas rejeitam aquilo que não agregam valor;
• Pessoas gostam de sentir orgulho dos que fazem;
• Pessoas sentem-se com motivação para ajudar;
• Pessoas tendem a ser solidárias no que acreditam;
• Pessoas gostam de conhecer o ambiente que vivem;
• Empregados gostam de ser percebidos como clientes;
• Empregados gostam de receber informações sobre o seu ambiente de trabalho;
• Empregados gostam da sensação de ter contribuído para a consecução de um objetivo institucional.

Para diagnosticar os membros da equipe, o líder deve ser capaz de perceber algumas questões:
Percepções – como as pessoas percebem a empresa;
Valores – o que é importante para elas;
Sentimentos – qual é o seu em relação à empresa;
Interações informais – o nível de relacionamento interno;
Atitudes – como agem em relação à empresa;
Normas do grupo - como convivem em equipe.

À medida que o membro da equipe entende o seu ambiente, ele refaz seu manual de operações individual, isto é, sabe o que a empresa significa pra ele e o que ele representa pra empresa. Os membros da equipe bem informados participam, colaboram, resolvem problemas, apontam soluções, enfim, vivem mais intensamente suas vidas na organização.
Para conhecer e utilizar as características marcantes dos membros da equipe, a observação e a proximidade são extremamente importantes, e auxiliarão no desempenho da missão.

Muitos empreendedores julgam que treinar gera custos, mas na realidade a interpretação deve ser de “investimento”. Isso significa identificar, dentro do grupo, pessoas com potencial para o aprendizado, interesse pela atividade, boa postura e perfil para crescimento.

Focando nos talentos de hoje e nas “promessas” para o futuro, a organização consegue realizar um planejamento melhor do trabalho a longo prazo. Por isso, deve ser evitado depositar toda a confiança e expectativa em apenas uma pessoa. Qualquer mudança no quadro de funcionários será melhor administrada pela equipe se procedermos com planejamento a longo prazo.

Quando se pensa em talento, o que vem a mente de imediato é: líder. Especialista em RH têm destacado à mudança de visão quanto ao líder. Ele não pertence somente à chefia. Ser um líder significa ser capaz de estimular as pessoas à participação, estimulando a criatividade e a inovação. A paixão do líder pelo que faz contagia os outros membros, sem qualquer necessidade de cobrança ou pressão.

(O ESTUDO CONTINUA....)

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