13/10/2009

Cuidados com a equipe

SINERGIA

Sinergia: efeito de amplificação da energia dos indivíduos, decorrente da confrontação, complementação e adição de idéias emitidas em elevadas em situação de elevado envolvimento.
Quando membros de uma equipe mais se atrapalham que ajudam, dizemos que o grupo está em processo de entropia, gerando resultados que poderiam ser obtidos individualmente ou menores ainda.

Aos administradores cabe diagnosticar o grau de desenvolvimento de sinergia de sua equipe.
Do correto diagnóstico e conseqüente ação administrativa depende os resultados obtidos pela equipe, que espelham, em última análise, o próprio desenvolvimento do gestor.

Elementos que são ampliados e bem aproveitados em virtude do efeito sinergético da equipe: informações, experiências, interesses, aptidões, valores, inteligência e objetivos.

Principais vantagens da formação de equipe (Robbins e Finley – 1997):
• Aumentam a produtividade;
• Melhoram a comunicação;
• Realizam tarefas que grupos comuns não podem fazer;
• Fazem melhor uso dos recursos;
• São mais criativas na resolução de problemas;
• Tomam decisões de alta qualidade;
• Resultam em melhores produtos e serviços;
• Apresentam processos melhorados e diferenciam enquanto integram.

CUIDADOS QUE DEVEM TER COM O TRABALHO EM EQUIPE:

Muitas vezes, mesmo reunindo excelentes profissionais, a equipe pode cair na rotina, ficar desestimulada, ter reuniões improdutivas, perder o foco do trabalho e criar uma série de dificuldades no trabalho em equipe, podendo principalmente apresentar disputas de egos e “estrelismos”. Situações que dificultam o trabalho em equipe.

É nesse momento que entra o líder fazendo os ajustes necessários para dar continuidade no processo.

O primeiro cuidado refere-se às reuniões. Muitos têm a impressão que trabalhar em equipe significa ter muitas reuniões, e reuniões improdutivas.

Observe alguns pontos que resultam negativamente numa reunião: pessoas que se atrasam; ultrapassar o tempo estipulado para a reunião; o primeiro item da pauta levar uma eternidade para ser tratado, e, portanto, os itens posteriores serem tratados rapidamente; não comparecimento de pessoas; uma ou duas pessoas dominarem as reuniões; as reuniões são utilizadas para resolver questões pessoais; decisões arbitrariamente impostas pelo gestor...

O líder deverá disciplinar as reuniões, com ações do tipo: gerar pauta e documentos com antecedência; a reunião deve começar e terminar no tempo estabelecido; estabelecimento de pontos claros para serem revisto na próxima reunião; antes do encerramento deve ser feita uma revisão do que foi estabelecido (follow up), mostrando a eficiência da mesma.

Outro cuidado que o líder deve ter é a rivalidade entre equipes.
Sintomas: o trabalho não é feito; uma equipe joga a culpa na outra; informações fluem de forma lenta; quando uma equipe pede auxílio da outra a resposta é: “esse problema é seu”.

Duas iniciativas podem ajudar a extinguir este problema: propiciar eventos que junte as equipes, como convidar membros da outra equipe para participar de suas reuniões, identificando problemas em comum; apresentar formas de medir a eficácia das equipes que incluam a observação de até que ponto uma equipe auxilia a outra.

Um outro problema a ser observado é o conflito entre pessoas da mesma equipe. O líder deve certificar-se se há um conflito de interesses ou um conflito histórico que esteja causando o problema.
Se for diagnosticado como incompatibilidade de gênios, o líder precisa conversar com os dois separadamente, ouvindo sugestões oferecidas, definindo papéis e responsabilidades de cada um. Caso não se chega a acordo algum, certifique-se que eles possam ficar longe um do outro, de forma a não desequilibrar a equipe.

Existem outros cuidados como comunicação na equipe, centralização de tarefas, entre outras. Sendo um bom observador, agindo com liderança e zelando sempre pelo bem-estar de sua equipe, todos os problemas serão evitados.


O estudo continua. Até breve!!

Nenhum comentário: