13/10/2009

Ciclos da vida em equipe

Estágio 1: a equipe ainda não está desenvolvida, está em formação e preocupa-se em dividir as tarefas. Nesta fase observamos cortesia, constrangimentos, consciência, entusiasmo, comunicação “artificial”, uma sensação de lua de mel e não há muitos progressos em relação aos trabalhos.

Estágio 2: fase de experimentação, o “tumulto” prevalece e preocupação freqüente é “como podemos trabalhar juntos?”. Percebemos neste estágio: conflitos, debates e discussões animadas, experimentação de modos diferentes de trabalhar em equipe e algumas tarefas começam a ser realizadas em equipe.

Estágio 3: equipe adquire maturidade, já são executadas as maioria das tarefas e preocupa-se em atingir o objetivo. Atmosfera sem tensão e que apresenta finalidades, sensação de confiança no trabalho e na equipe, a maior parte das conversas é sobre o trabalho e se os objetivos estão sendo alcançados.

Estágio 4: sensação de dever cumprido, busca-se novas tarefas e/ou projetos. Começam a faltar tarefas para toda a equipe, aparecem comemorações de realizações e há sensação de tristeza. Hora de renovar objetivos e motivações.

Continue acompanhando o estudo.
Até logo!!

Nenhum comentário: