25/10/2009

Tipos de Recrutamento, Avaliação de Desempenho Remuneração

Tipos de Recrutamento
Recrutamento Interno
É uma maneira de aproveitar os talentos internos. Também é uma forma de motivação dos profissionais dentro da empresa. Porém, pode gerar conflitos e ressentimentos entre funcionários não promovidos.
O uso contínuo de recrutamento interno impe a circulação de “sangue novo” na empresa.
O processo de seleção segue o processo padrão, porém com divulgação restrita aos funcionários da empresa.

Recrutamento Externo
É a contratação de pessoa fora da empresa. Utilizado quando se esgotam os talentos na empresa e há necessidade de novas idéias.
Podemos citar como vantagens do recrutamento externo o maior legue de escolhas e experiências novas para a empresa.
O uso restrito do recrutamento externo pode gerar insatisfação e desmotivar os indivíduos da equipe. Além de ser um processo mais demorado que o recrutamento externo.

Há a possibilidade de usar os dois tipos de recrutamento para a mesma vaga, denominado recrutamento misto.

Avaliação e desempenho e incentivos
Avaliação de desempenho é uma técnica utilizada para avaliar o comportamento e contribuição do funcionário em seu papel na equipe e no resultado final; além de contribuir com formas de melhoraria do padrão de desempenho da equipe.
Os funcionários tomam conhecimento do seu desempenho e do que a empresa precisa e valoriza.
Para a organização, é uma ferramenta de avaliação do seu potencial humano a curto, médio e longo prazo; dinamizando sua política de recursos humanos.

Avaliação 360°: Entende-se deste tipo de avaliação aquela que pressupõe a comparação entre a percepção de seus colegas, do superior, dos subordinados, clientes, fornecedores e a percepção que ocupante do cargo tem de si mesmo.
Cabe ao setor de Recursos Humanos fazer coletar estas informações e fazer um feedback ao funcionário avaliado, através de um relatório individual. Este relatoria apontará os gaps entre a autopercepção do funcionário e a percepção que os outros têm dele.

A partir deste ponto, entra em cena os incentivos como itens motivacionais, prêmios, promoções entre outros.
Não devemos confundir motivação com incentivo. Incentivo está ligado a valores financeiros, como aumento; e motivação à valores de reconhecimentos, como promoções.

Tipos de Remuneração• Remuneração por cargo: é a forma mais tradicional utilizada pelas empresas. Contudo, tem algumas limitações como pouca flexibilidade, por tratar cargos diferentes como iguais. Este critério tem mostrado injustiças e descontentamento.
• Remuneração por habilidade e competência: Remunera cada competência adquirida pelo empregado. Mantém o nível de profissionalização e especialização dos empregados. Encoraja a busca continua de desenvolvimento profissional. Antes de remunerar devemos definir as competências.

Competência é o conjunto de conhecimentos, capacidades e características pessoais que distinguem os profissionais de alto desempenho daqueles de desempenho regular em determinada função. Esses padrões variam de empresa para empresa, uma vez que é ela mesma quem estabelece seus padrões.

A remuneração por habilidade e competência surgiu nos anos 80 e ganhou força nos 90. Sendo utilizada até hoje pela maioria das empresas.

Nenhum comentário: