23/10/2009

Processo de seleção de uma equipe

É no processo de seleção que a empresa consegue averiguar se o profissional é adequado ou não à vaga, se ele atende ou não ao perfil necessário à equipe em evolução. Assim, erro na contratação é um desperdício de tempo e dinheiro já que propicia o aumento da rotatividade de profissionais, gerando custos para empresa.

Um aspecto a ser analisado pela empresa é o fato de a seleção funcionar como um cartão de visitas da empresa, portanto, quanto mais profissional for este processo, melhor será a imagem da empresa. O mercado de trabalho está bem competitivo, mas isto também vale para os empregadores, uma vez que há a concorrência para a captação dos bons profissionais.

Etapas do processo de seleção:
A primeira etapa do processo de seleção é o recrutamento, que nada mais é que a divulgação da vaga, utilizando técnicas apropriadas para atrair os candidatos. Pode ser interno, externo ou envolver ambos.
Em seguida, fazemos a triagem por meio de avaliação de currículos e entrevistas. Os aprovados passarão pela dinâmica de grupo, que tem por objetivo avaliar o profissional social e psicologicamente, atentando para as características pessoais exigidas pelo perfil da vaga.
Finalmente, o selecionado fará exames médicos; será realizada uma pesquisa de sua vida profissional, verificando, inclusive, referências pessoais e não havendo nenhuma negativa, o candidato passa no departamento pessoal da empresa com lista de documentos necessários a admissão.



Técnicas de seleção

• Provas ou teste de conhecimentos ou de capacidades: podem ser escritas (dissertativo, objetivo ou misto), orais ou de realização (execução de trabalho). Visa avaliar o conhecimento (gerais o específicos) e as habilidades do candidato.
• Testes psicométricos: comparação dos perfis individuais, que podem ser físicas, intelectuais ou de personalidade.
• Testes de personalidade: Visa analisar os aspectos da personalidade do candidato, como equilíbrio emocional, interesses, frustrações, ansiedade, agressividade, nível motivacional, adaptabilidade ao tipo de função e ambiente.
• Técnicas de simulação: dramatização se situação que a pessoa irá vivenciar no ambiente de trabalho, observando a execução das tarefas em realização.
• Entrevista de seleção: fonte coletora de fatos. É a técnica que mais influencia na decisão final. Pode ser dirigida (com roteiro), sem roteiro ou mista. Tem por objetivo a informação e o esclarecimento.

Continue acompanhando!!

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