22/10/2009

Como ter uma equipe de sucesso

As equipes altamente eficazes têm propósitos e objetivos claros e seus membros se comunicam abertamente em um clima de respeito mútuo e confiança, os membros das equipes de alto desempenho são seguros sobre a razão de sua existência, sabem o que estão fazendo e a importância de fazê-lo com responsabilidade e eficiência.
As tarefas e responsabilidades obedecem às aptidões e disponibilidade de cada um, sem centralização de atividades. Todos se ajudam mutuamente a fim de adquirir novas habilidades e competências.

A comunicação possui papel importantíssimo para qualquer trabalho em equipe. Ela é responsável pela troca de informações. As desavenças são causadas pela falha de comunicação. Quando as pessoas não conseguem se expressar, as decisões são tomadas com base em dados incompletos.

Sem o feedback cuidadoso e honesto as pessoas, os indivíduos e a equipe não aprendem e não se aperfeiçoam.” (Lenilson Naveira e Silva – Líder Sábio, 1998)

Temos a obrigação de nos certificar que a mensagem foi recebida e entendida pelo receptor. Quando uma mensagem não é entendida, a falha é do emissor. Daí a necessidade do feedback, ele de identificação de falha na comunicação. Cuidado: o conflito existente deve ser de idéias, e não de pessoas.

As funções e responsabilidades de cada membro devem ser esclarecidas a todos e baseadas nas potencialidades individuais. Tais como:
• Desempenhar com eficiência a sua função e conhecer bem a função de seu colega para entender como funciona o processo;
• Oferecer suporte quando necessário;
• Identificar a importância do seu papel para o andamento do ciclo.

A organização constitui elemento importante para o desempenho da equipe. Uma estrutura bem organizada permitirá que seja possível atender às exigências de qualquer tarefa que deve ser executada.

Elementos que caracterizam uma equipe de sucesso:
• Missão e metas claras;
• Riscos calculados;
• Resultados obtidos;
• Funções e responsabilidades;
• Organização;
• Liderança;
• Criatividade;
• Comunicação clara;
• Solução de conflitos;
• Decisões objetivas e transparentes;
• Auto-avaliação.

Existem várias técnicas que nos auxiliam na transformação de nossa equipe. Uma muito utilizada é o processo estruturado de problemas/tomada de decisões. Tem como finalidade determinar procedimentos na condução dos conflitos na equipe. Para realizar esta técnica, devemos dividir o processo em estágios.
1. Estágio um: definição do problema. É bastante útil pedir a todos para parafrasearem as instruções que o líder forneceu sobre o problema. Desse modo, os mal-entendidos e as novas perspectivas são colocados para que todos possam analisá-los.
2. Estágio dois: apresentação da base. Todos devem disponibilizar as informações de experiências que achem importantes para o problema.
3. Estágio três: criação de idéias. Pode ser utilizada a técnica brainstorming, que em linha gerais é a criação do maior número possível de idéias e o mais rápido o possível.
4. Estágio quatro: agrupamento de idéias. Trata-se de ordenar e tornar coerente as idéias do brainstroming.
5. Estágio cinco: escolha das idéias. Seleção de uma ou mais idéias que o grupo considerem como soluções práticas e efetivas. Este estágio precisa ser presidido e orientado.
6. Estágio seis: compromisso de verificação. Incentiva a equipe a reconhecer sentimentos e ajuda a evitar pautas ocultas, que, com freqüência, têm raízes nos sentimentos das pessoas.

Continue acompanhando.
Até breve!

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