20/11/2011

OS SETE HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES

Hábito 1 - o hábito da visão pessoal - seja proativo

Pessoas proativas assumem responsabilidade pelas suas ações; criam mudanças de paradigmas (maneira de pensar e agir) quando surgem necessidades; escolhem respostas positivas e as utilizam na medida certa; se antecipam às situações.

Hábito 2 - o hábito da liderança pessoal - tenha um objetivo em mente

Liderança pessoal significa descobrir uma missão pessoal apoiando-a através de papéis e metas cuidadosamente selecionadas; estabelecimento de valores pessoais que orientarão a proatividade.

Hábito 3 - o hábito do gerenciamento pessoal - primeiro o mais importante

Significa agir todos os dias com base em prioridades que vêm da sua missão, papéis e metas; traduzir sua missão em atividades diárias específicas; criar um valor ótimo para seu tempo.

Hábito 4 - o hábito da liderança interpessoal - pense em vencer

Liderança interpessoal significa procurar soluções que permitam a vitória de todos; criar relacionamentos bem sucedidos sobre base de respeito e afetividade; manter aberto o canal de informação, descentralizado e facilitando a boa comunicação;

Hábito 5 - o hábito da comunicação empática - procure primeiro compreender para depois ser compreendido

Torne as discussões mais fáceis, seja a primeira parte a compreender; esteja aberto, dê às pessoas espaço para suas colocações e livre-se de posições estabelecidas, considere outras alternativas; escute com os olhos e com o coração para perceber os sentimentos.

Hábito 6 - o hábito da cooperação criativa - sinergia

Significa a prática contínua de todos os hábitos anteriores; há sinergia quando o todo é mais importantes que as partes.

Hábito 7 - hábito da auto-renovação - afine os instrumentos

Seja cada dia mais flexível, mais aberto, mais comunicativo, mais competente.


Requisitos para melhor aplicação dos sete hábitos

  • Seja íntegro
  • Tenha uma vida rica
  • Despenda tempo com a natureza
  • Eduque-se a cada dia
  • Seja útil
  • Cultive seus relacionamentos - familiares e sociais, inclusive no trabalho
  • Afine seu instrumento - sua postura diante de tudo e de todos

Os benefícios dos sete hábitos

  • Comportamentos cada vez mais proativos
  • Mente mais voltada às oportunidades
  • Aumento da auto-estima
  • Construção da vida sobre missão e valores
  • Comunicação socializada e eficiente
  • Melhoria na solução de problemas e trabalho em equipe

Adote estes hábitos e receba os benefícios.

Tire suas dúvidas sobre carta de apresentação

Alguma vez você já ficou na dúvida ao se deparar com um anúncio de emprego pedindo que, além de currículo, os interessados na vaga mandem também uma carta de apresentação? Muitas pessoas não sabem, mas a carta de apresentação é um resumo do currículo, feito de tal forma que o destinatário se interesse em conhecer melhor o candidato.

Para ser eficiente, a carta deve informar, claramente, quem é o candidato, o que ele deseja e o que realizou em sua carreira. Segundo profissionais de Recursos Humanos, ela deve ter entre 10 e 15 linhas, divididas em três parágrafos. No primeiro deles, o interessado na vaga deve se apresentar, dizendo a área em que trabalha e como ficou sabendo da oportunidade que está sendo oferecida. No segundo parágrafo, a pessoa deve informar as suas qualificações profissionais e realizações na companhia em que trabalhou. “Incluir características pessoais, como dinamismo, capacidade de trabalhar em equipe e liderança, também é uma boa idéia”, afirma a psicóloga da empresa de RH Parceria Consultoria Empresarial, Ana Lúcia Gaio Seixas. Por fim, termine solicitando uma entrevista com o responsável pelo recrutamento e assinando a carta.

Alguns anúncios pedem ainda que o candidato escreva a carta a mão. Ana Lúcia Seixas explica: “Essa é uma maneira de analisarmos a personalidade do profissional através da maneira como ele escreve, usando a grafologia”. Mas só se deve escrever a carta a mão, bem como anexar foto, se solicitado. Outras dicas:

Escreva da maneira mais clara possível: se o destinatário ficar confuso ao ler a carta é por que ela não atingiu o seu objetivo.

Nunca use gírias.

Não é necessário escrever “carta de apresentação” na carta.

Certifique-se de que não há nenhum erro de ortografia, tanto no texto da carta quanto no nome e endereço do destinatário. Se preferir, peça a alguém para revisar a carta antes de enviá-la.

Não envie uma cópia, pode ser mal visto.

Se tiver um contato dentro da empresa, peça autorização para utilizar o nome desta pessoa na carta.

Dê ênfase a sua experiência e diga quais são suas vantagens competitivas para ser escolhido para o trabalho.

Não escreva uma carta genérica para mandá-la para várias companhias. Demonstre interesse em trabalhar nessa empresa de maneira particular.

Utilize o mesmo tipo de papel do currículo para escrever a sua carta.

Você pode estimular o leitor a ler o seu currículo através da carta, utilizando verbos que dão a idéia de uma pessoa capaz de superar obstáculos: realizar (um projeto), organizar (uma equipe), atingir (metas), motivar (pessoas), executar (soluções) e criar.

Evite o uso contínuo do “eu”. Ao falar de si mesmo, use o verbo na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito (“Realizei um projeto inovador...”). Só utilize a terceira pessoa do singular, “nós”, se a conquista realmente foi de um grupo, e não só sua.

Enderece a carta ao possível empregador. Quando não souber o nome, escreva “Prezado (a) Senhor (a)”.

Ainda está na dúvida? Então cheque um modelo de carta de apresentação que selecionamos:

Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2001

Sr. Carlos Vasconcelos

Diretor Geral

Editora Boa Leitura

Prezado Senhor Carlos Vasconcelos,

Estou encaminhando, em anexo, para a sua apreciação, uma cópia do meu curriculum vitae, para a vaga de assistente de editor, conforme sugeriu-me Paulo Graça de Souza (ou respondendo anúncio publicado no Jornal Folha Dirigida, em 15/10/01).

Tenho amplos conhecimentos das rotinas e atividades do setor, uma vez que trabalhei por cinco anos em uma das maiores empresas do ramo, a editora Companhia dos Livros. Desejo fazer parte de sua companhia e de crescer profissionalmente dentro dela, já que a Editora Boa Leitura goza de uma excelente reputação no mercado editorial.

Gostaria de ter a oportunidade de conversar pessoalmente sobre a minha carreira e minhas qualificações profissionais. Tenho certeza de que sou a pessoa ideal para a vaga.

Aguardo resposta em breve.

Atenciosamente,

(assine)

É sempre bom saber...





O Currículo

O objetivo principal é gerar entrevistas pois, de nada adianta um Currículo perfeito do ponto de vista da elaboração, se ele não desperta a atenção do entrevistador. Partindo deste princípio temos que dar ao seu Currículo, uma boa dose de Marketing.

Faça um Currículo simples e objetivo, direcionando-o para a área de interesse. Evite currículos com mais de duas páginas. Evite utilizar os currículos disponíveis no mercado, pois trata-se de algo muito pessoal, ele é o seu espelho, seu cartão de visita nas empresas, e ninguém melhor do que você para se apresentar.

Informações que devem constar em um Currículo:

Dados Pessoais: Nome, data de nascimento, estado civil, endereço completo, telefone (caso seja de recado não esqueça de mencionar), e-mail (se você tiver);

Área de interesse;

Escolaridade;

Cursos extracurriculares (preferencialmente que tenham afinidade com a área de interesse);

Idiomas, informando o nível de conhecimento;

Empresas em que trabalha ou trabalhou, sempre iniciando pela mais recente;

Resumo das atividades desenvolvidas em cada empresa;

No caso de pretensão salarial, envie apenas se for solicitado.

Atenção

1. Não coloque o número dos documentos, deixe esta informação para ser passada na hora que lhe for solicitada na empresa;

2. Não coloque filiação, início dos estudos (1º e 2º Graus, se você já tem o 3º Grau) e foto;

3. Não mencione referências pessoais, profissionais ou comerciais, estes dados também podem ficar para depois;

4. Se você não tem experiência profissional, destaque aos cursos e entidades;

5. Caso você tenha muitos anos de mercado e trabalhou em muitas empresas, mencione as atividades desenvolvidas somente das 3 ou 4 últimas empresas;

6. Se você atuou em cargos executivos, no início do currículo faça um resumo do seu perfil, mencione os resultados obtidos durante sua carreira;

7. Utilize sempre a primeira pessoa do singular;

8. Analise a disposição e apresentação do seu currículo, ele tem que lhe parecer agradável, claro e de fácil leitura;

9. É importante revisar o currículo para que não haja erros de português (gramática, concordância...), peça para alguém fazê-lo ou faça você mesmo. Cuide para que não haja dados incorretos, mentiras ou omissões.

A Entrevista

Sugestões para ambos os sexos

Não fume pelo menos 2 horas antes da entrevista, durante e nem quando estiver saindo da mesma. Caso o entrevistador fume ou ofereça a você, não aceite, pois isso pode ser mais um teste.

No dia anterior à entrevista, procure dormir cedo para não chegar com ar de cansado. Dormir tarde, pode atrapalhar o seu raciocínio prejudicando a entrevista.

Reduza a ansiedade com exercícios de respiração, paciência, calma, respeito ao localk onde você está, mas nunca fique com medo ou pense que precisa sentir medo.

Não minta, pois no decorrer da entrevista você poderá entrar em contradição. Se o entrevistador descobrir que você cometeu uma 'pequena mentira', sua credibilidade poder ser destruída. Ele não acreditará em suas respostas. Evite fornecer informações negativas. Não tente falar mais do que você sabe sobre o tema.

Seja pontual. Procure chegar 10 a 20 minutos antes da hora marcada.

Não deixe piercing e tatuagens à mostra.

Não coloque os cotovelos ou as mãos sobre a mesa do entrevistador.

Continue respirando normalmente, se concentre na entrevista e preste muita atenção nas perguntas que lhe são feitas para responde-las corretamente.

Procure não desviar o olhar quando questionado pelo entrevistador, pois isso pode demonstrar falta de atenção ou insegurança.

Não mastigue chicletes nem chupe balas no momento da entrevista.

Fale em tom de moderado para baixo e pausadamente (com tranqüilidade). Uma boa maneira de quebrar o gelo inicial é falar brevemente sobre a economia, o trânsito ou o clima. Nunca faça comentários sobre assuntos controvertidos, como política ou religião.

Cuidado com a linguagem corporal. Entre na sala com ar confiante e dê um firme aperto de mão, com um sorriso discreto. Sente-se e encare o entrevistador. Mantenha os pés firmes no chão, o tronco ligeiramente para frente, a cabeça para o alto e as mãos dadas sobre seu colo. Não é recomendável se recostar ou sentar com as costas (você não está em casa), mesmo que o sofá seja muito mole e baixo. Tanto fora quanto dentro da sala do entrevistador, mantenha postura.

Nunca falar gírias ou palavrões.

Mantenha as unhas bem tratadas.

Nunca fale mal da(s) empresa(s) ou do(s) chefe(s) anterior(es).

Procure obter informações antecipadamente sobre a empresa na qual você está sendo encaminhado. Consulte bibliotecas, arquivos, cadastros, etc.

Escute o entrevistador até o final. Não interrompa.

Seja objetivo, responda só o que lhe é perguntado.

Evite dar ênfase a um único assunto, salvo se solicitado. A melhor maneira de vender as suas qualificações é mostrar que a sua experiência, habilidades e realizações são vantagens reais para o seu empregador potencial.

Faça perguntas específicas sobre responsabilidades e potencial de encarreiramento, demonstrando real interesse.

Seja objetivo. Falar em excesso pode ser um problema. Dirija suas respostas especificamente para as perguntas feitas. Se não entender a pergunta, peça para que seja repetida ou explicada melhor.

Nunca fale de forma reticente sobre a família. Criticar a esposa, o marido ou os filhos demonstra que você tem dificuldades em um dos aspectos básicos de sua vida (ou então, de que você não lida bem com jovens, o que também não é bom).

Salário é negociável. Quando perguntarem quanto você quer ganhar, responda dizendo quanto você ganha atualmente (ou o seu último salário). Mostre flexibilidade.

Conheça seus pontos fracos. Antes da entrevista, revise todos os pontos fracos do seu currículo. Esteja preparado para explicá-los convincentemente.

Sugestões para os Homens

Usar ternos escuros, de preferência preto ou azul marinho, ou calça escura e camisa social clara, bem passadas.

Usar sapatos engraxados. Não usar tênis, sandália ou chinelo.

Fazer a barba ou apará-la.

Não usar brincos.

Usar cabelos curtos, limpos e penteados. Caso você tenha cabelos longos, mantenha-os penteados e presos.

Usar gravatas sóbrias sem desenhos infantis.

Usar meias escuras, preferencialmente pretas ou da cor da calça.

Não usar boné ou chapéu.

Sugestões para as Mulheres

Usar maquiagem leve.

Nunca usar mini saias.

Não pintar as unhas com esmaltes de cor muito chamativa. O ideal é uma cor clara.

Usar colônia com odor leve, quase imperceptível.

Usar roupas discretas, tipo tailleur (traje composto de blazer e saia do mesmo tecido e cor).

Usar acessórios discretos (brincos, pulseiras, anéis...)

Nunca usar roupas transparentes, muito justas ou muito decotadas.

Após a Entrevista é recomendável:

Após cada entrevista realizada, faça uma análise da sua atuação, reflita e questione sobre perguntas feitas a você, suas argumentações e sua relação com o entrevistador. Anote o que achar relevante e lembre-se de recapitular tudo no caso de uma nova entrevista.

A técnica auxilia você apenas como uma direção a seguir, mas é seu desejo e sua confiança que dará o ritmo para a conquista da oportunidade.

Enviar uma breve carta de "agradecimento" para o entrevistador, solicitando a próxima entrevista.

Atitudes Suicidas que podem minar um bom emprego

Muitas pessoas, enfiadas em rotinas superatribuladas, agem sem se dar conta de atitudes que podem afundar as carreiras mais promissoras. Eis os biotipos que arrepiam as empresas modernas, na opinião dos headhunters(caçadores de cabeça). Se você se enquadra em algum deles, mude de atitude ou estará correndo o risco de cair fora do mercado - ou pelo menos da melhor parte dele.


O Imprevisível
É o sujeito que não cumpre promessas e prazos. Deixa as pessoas na mão, diz uma coisa e faz outra. Torna-se logo um problema para a companhia.


O Difícil
Aquele que não consegue trabalhar com diferentes estratégias, programas e culturas. Discorda exageradamente dos chefes e questiona o tempo todo de suas atribuições.


O Arrogante
Acha-se o dono da resposta certa, zomba de opiniões e sugestões alheias. Faz com que os outros se sintam menos inteligentes.


O Defensivo
Não assume erros e tem sempre na ponta da língua uma explicação mirabolante para seus fracassos.


O Negativista
Uma nuvenzinha negra o acompanha o tempo todo. Para ele, nada vai dar certo. Desanima e desmotiva os colegas.


O Insensível
Seu estilo é provocador, não dá a mínima para as regras básicas de relacionamento e segue atropelando e intimidando subordinados.


O Centralizador
Controla tudo, não delega. Não estimula os subordinados.

Revista INFO Exame,

N.º 155, Fevereiro/1999

QUALIDADES DO EMPRESÁRIO DE SUCESSO



1 - Capacidade de assumir riscos


É a disposição de enfrentar desafios, de abandonar a vida relativamente segura, de assalariado, para experimentar os limites de sua capacidade, em um negócio próprio.
Saber enfrentar riscos é a característica numero um do empresário. Depois de instalada a empresa, é necessário renovar os produtos e serviços. O avanço tecnológico, modismos, costumes e comportamentos mudam, tudo isso afeta seu negócio. É preciso arriscar no futuro, para não ficar defasado. As recompensas estão associadas aos maiores riscos, que bem dosados, garantem sucesso ao empreendimento.

2 - Senso de oportunidade

Enxergar oportunidades onde muitos só vêem ameaças, eis a chave do sucesso. Identificar tendências, necessidades atuais e futuras dos clientes. Chegar na frente com produtos e serviços novos ou diferenciados. Para isso, é necessário estar permanentemente ligado ao que acontece em sua volta na sociedade, nos meios de comunicação, no setor onde a empresa opera. Hà duas décadas, os ecologistas eram vistos como seres lunáticos. Hoje, a ecologia é marketing para qualquer negócio.

3 - Liderança

Capacidade de induzir pessoas, de usar o poder de influência para solucionar problemas. Delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa para alcançar o objetivo principal - a satisfação dos clientes. Flexibilidade, velocidade e competência. Outros valores devem ser cultivados e introduzidos na organização. As armas de sua administração são: a liderança e a participação. O dirigente deve ser um líder, alguém em que todos confiam.

4 - Jogo de cintura

Ser flexível. Ter capacidade de reconhecer o que é melhor e se for preciso, mudar tudo em busca da excelência: produtos e serviços, processos, métodos de trabalho e políticas empresariais. O necessário para ajustar a organização ás expectativas dos clientes. O empreendedor deve entender o conceito de parceria dos negócios. Ganhar a custa de alguns é uma postura predatória. Reduz a possibilidade de que vários bons negócios aconteçam e traz o isolamento. O mesmo pode suceder em negociações desastradas com empregados. Conceder aqui, para conquistar ali, é Ter jogo de cintura. No processo de negociação todos devem ganhar.

5 - Persistência

Definir e manter o direcionamento de suas energias rumo a uma visão de sucesso. O caminho de um empreendedor até a estabilidade pode ser longo e difícil. Muitas vezes, pode ocorrer a vontade de desistir. Para que isso não aconteça, sua visão de futuro deve ser ambiciosa. Não se contente com o possível, mas o desejável. Entretanto, é necessário estabelecer caminhos seguros, que o levem a tornar os sonhos realidade. Manter o rumo é saber para onde se vai e como se chega lá.

6 - Visão global da organização

Ver a organização como processo de satisfação das necessidades do cliente, em permanente interação com o meio onde atua para atender bem os clientes externos, é necessário que os clientes internos, empregados e colaboradores, estejam satisfeitos. Visão global requer perfeito entrosamento com fornecedores e uma " política de boa vizinhança " com a comunidade.

7 - Atualização

Aprender tudo que for relacionado com negócio: clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colaboradores, etc. Uma descoberta abre caminho para tantas outras e a consequência é o aperfeiçoamento> A observação do comportamento das pessoas, do que as preocupa, nos ensina muito. A convivência com outros empresários, o relato de suas experiências e opiniões, tudo isso importa.

8 - Organização

Ter senso de organização é compreender que só se obtem resultados positivos com a aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e organizada. Definir as metas, garantir a execução conforme o planejamento e corrigir os erros de forma rápida é essencial para obter o sucesso desejado. O princípio da qualidade total, sistemas organizacionais modernos, reengenharia, são assuntos que devem ser conhecidos e, principalmente, praticados.

9 - Inovação

Cultivar idéias novas, algumas fases de estudos, outras em vias de execução, é fundamental para o empreendedor de sucesso. O mais importante é transformar idéias consideradas viáveis em fatos concretos e dinâmicos, que possam garantir a permanente evolução da organização. O espírito do empreendedor surge como necessidade imperativa, para que a organização sobreviva aos novos tempos.

10 - Disposição de trabalho

Ter sucesso na atividade empresarial significa se envolver com a organização em todos os sentidos da forma mais completa possível, desde a fase da sua criação. Não basta simplesmente ser o dono. É preciso dedicação total. Brincar de ser empresário, pode custar muito caro. Ser empreendedor é aceitar que o negócio faz parte de sua vida, é um jogo a realizar-se.

Fonte: SEBRAE-SC