18/03/2009

Seiso

Seiso – Senso de Limpeza

Limpar. Após o primeiro processo de limpeza quando implementado o 5S, a permanência da limpeza diária é necessária para manter o desenvolvimento do programa. A limpeza facilita a localização imediata de irregularidades no ambiente, fator o qual passaria sem ser notado antes da implantação. A limpeza regular é uma espécie de inspeção.
Ter Senso de Limpeza é eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar mas o ato de "não sujar". Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto ocorra (Bloqueio das Causas).
No conceito amplo, ter Senso de Limpeza é procurar ser honesto ao expressar, ser transparente, sem segundas intenções com os amigos, com a família, com os subordinados, com os vizinhos, etc.



Sugestões de Aplicação:
1. Dê uma boa limpeza no local. Essa limpeza mais apurada deve ser repetida periodicamente (determine a periodicidade de acordo com a necessidade).
2. Limpe os objetos após o uso
3. Aprenda a eliminar as causas da sujeira
4. Lembre-se: mais importante que limpar, é não sujar

(imagem: http://members.tripod.com/~CGoulart/5s1.html)

Nenhum comentário: