20/03/2009

Shitsuke


Shitsuke – Senso de Autodisciplina

Finalmente, manter vivos os 4S. Isto é necessário para manter o corpo funcional em educação constante visando a manter os processos padronizados.
Mostrar a melhora dos resultados através de gráficos, promover e agregar novas idéias, assegurará que o processo mantenha-se vivo, expandindo-se para outros pontos da empresa. O efeito da melhora contínua, proporcionará menor desperdício, melhor qualidade e ganhos expressivos na administração do tempo.
Ter Senso de Autodisciplina é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o "querer de fato", "ter vontade de", "se predispor a".
Não se trata puro e simplesmente de uma obediência cega, submissa, "atitude de cordeiro" como pode parecer. É importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros.
Ter Senso de Autodisciplina significa ainda desenvolver o autocontrole (contar sempre até dez), ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitar o espaço e a vontade alheios.

Sugestões de Aplicação:
1. Pratique os 5S todos os dias. Transforme estas atitudes em hábitos do seu dia-a-dia



(imagem: www.marinha.pt/.../revista/ra_jun2006/pag4_1.jpg)

Nenhum comentário: