16/03/2009

Seiton

Seiton – Senso de Ordenação

Arranjo sistemático para o mais eficiente retorno. Um bom exemplo do Seiton é um painel de ferramentas. Efetivar o Seiton significa, identificar locais, desenhar mapas de localização, indexar arquivos físicos e virtuais, é definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item. Popularmente significa "cada coisa no seu devido lugar".

Na definição dos locais apropriados, adota-se como critério a facilidade para estocagem, identificação, manuseio, reposição, retorno ao local de origem após uso, consumo dos itens mais velhos primeiro, dentre outros.
Da mesma forma que o Senso de Utilização, este senso se aplica no seu dia-a-dia. Não é incomum para você as cenas de correria pela manhã à procura da agenda, dos documentos, dos cadernos, das chaves do carro, dos documentos do carro. E na hora de declarar o imposto de renda? É aquela luta para encontrar os documentos, os recibos, a declaração do ano anterior. E as idas e vindas ao mercado? Cada hora falta alguma coisa para comprar. Estas e outras cenas são evitáveis com aplicação do Senso de Ordenação.

Na dimensão mais ampla, ter Senso de Ordenação é distribuir adequadamente o seu tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, à família, aos amigos. É ainda não misturar suas preferências profissionais com as pessoais, ter postura coerente, serenidade nas suas decisões, valorizar e elogiar os atos bons, incentivar as pessoas e não somente criticá-las.


Sugestões de Aplicação:
1. Determine locais adequados para guardar os materiais classificados no Senso anterior. Lembre-se:
• É usado sempre? – coloque o mais próximo possível de você
• É usado quase sempre? – coloque próximo de você
• É usado às vezes? – coloque um pouco mais distante
• É usado raramente, mas é necessário – coloque separado, num local determinado
2. Identifique todo o material e os locais onde ficarão guardados através de nomes, rótulos, cores, desenhos, etiquetas, embalagens, etc

(imagem: http://www.trainner.com.br/infortrainner/021setembro2007/5S/)

Nenhum comentário: